• Rua Porto Alegre, 366, Bairro Estação, Portão
  • (51) 3562-5573
  • portao@sinodal.com.br

Ensino Técnico

  • 06/10/2014

 

TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

O profissional

O Técnico em Meio Ambiente domina conteúdos e processos relevantes do conhecimento científico, tecnológico, social e cultural utilizando suas diferentes linguagens. Essa condição lhe confere autonomia intelectual e moral para acompanhar as mudanças, de forma a intervir no mundo do trabalho como agente de proteção dos recursos naturais, de orientação de seu uso e de recuperação das condições degradadas, orientado por valores éticos que dão suporte à convivência democrática e à defesa da vida.

O perfil profissional resulta da conjugação das competências e habilidades desenvolvidas pelo conjunto de componentes curriculares do curso, conforme descritos na matriz curricular. Ele: 

  • coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais;
  • colabora na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais;
  • auxilia na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental;
  • atua na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reuso e reciclagem;
  • identifica as intervenções ambientais e analisa suas consequências;
  • operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remedeio dos efeitos detectados.

Conheça o Ensino Técnico, agende uma visita! Entre em contato conosco!

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Atua em ações prevencionistas nos processos produtivos com auxílio de métodos e técnicas de identificação, avaliação e medidas de controle de riscos ambientais de acordo com normas regulamentadoras e princípios de higiene e saúde do trabalho. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho. Orienta o uso de equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Coleta e organiza informações de saúde e de segurança no trabalho. Executa o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle.
O Técnico em Segurança do Trabalho é o profissional que aplica seus conhecimentos técnicos no seu ambiente de trabalho de modo a reduzir e até eliminar os riscos ali existentes para a saúde e integridade física do trabalhador. Suas atribuições específicas atendem a legislação vigente.

TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

Formar Técnicos de Nível Médio em áreas de interesse regional para o desempenho de atividades de apoio administrativo a todo e qualquer tipo de organização como decorrência da particularidade de suas atividades profissionais que necessitam do auxílio de técnicos nas diversas áreas de geração de produtos e na prestação de serviços tais como moveleiro, metalúrgico, alimentos, madeireiro, coureiro calçadista, comércio e serviços.
O Técnico em Administração é o profissional que empreende, analisa, interpreta e correlaciona de forma sistêmica os cenários sociais, políticos, econômicos e sustentáveis, respeitando tipos de mercado, as tendências culturais, os nichos e as possibilidades de integração das economias contemporâneas.
Opera Sistemas de Informações gerenciais de pessoal e material, utilizando ferramentas da informática básica como suporte às operações organizacionais, da elaboração a aplicação e avaliação do Plano de Negócios.
É um profissional apto a antecipar mudanças, interpretar e utilizar diferentes ferramentas para a tomada de decisões, orientando sobre o melhor procedimento a ser adotado para a sustentabilidade e sucesso da empresa/instituição em que atua tanto no que diz respeito ás questões burocráticas quanto aos recursos humanos.
Portanto é necessário que demonstre uma postura proativa e perspicaz para compreender a sistemática econômico-financeira, política e social no mundo produtivo, com visão e atitude empreendedora, prezando por uma prática profissional ética e atualizada ao mercado.