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Sinodal Bilíngue

  • 10/10/2014

O termo bilíngue remete ao uso de duas línguas. Ao falar em ensino bilíngue, o objetivo é oferecer ao aluno a possibilidade de adquirir uma segunda língua, por meio da qual seja capaz de refletir e se expressar com fluência e naturalidade. O idioma será também o meio de aprendizagem de outros saberes, resultando em um desenvolvimento global do aluno.

Os anos de ensino-aprendizagem, ao longo dos quais se utiliza o método de imersão na língua inglesa, resultam em uma competência linguística próxima do falante nativo em um segundo idioma. O método de imersão promove não apenas a aquisição da língua pela criança, mas também seu desenvolvimento cognitivo: a consciência linguística, a criatividade e a habilidade de pensar de forma autônoma.

Crianças de hoje, protagonistas do amanhã

O Sinodal Bilíngue é voltado para os alunos do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e oferecido no turno inverso, com um total de 10 horas/aula semanais. A ênfase no 1° ano será o desenvolvimento da oralidade e, no 2° ano, a introdução à forma escrita; para tal, haverá material didático específico. Os alunos do ensino bilíngue podem complementar o seu turno com o Sinodal Integral ou com escolinhas e/ou oficinas disponíveis para cada nível.

Disciplinas:

  • Math (Matemática);
  • Social Science (Ciências Sociais);
  • Music (Música);
  • Arts (Artes);
  • Science (Ciências).

Benefícios

O aluno do Sinodal Bilíngue, através da sua imersão no segundo idioma, prepara-se, desde cedo, para o mercado e o estudo que se seguirão após sua passagem no Ensino Médio. Ele vai estar apto às provas de língua inglesa dos vestibulares de universidades públicas e do Exame Nacional do Ensino Médio sem necessitar de apoio de cursos de idiomas.

Ele também vai estar preparado para o teste TOEFL®, reconhecido por mais de 9.000 instituições de ensino superior, universidades e agências em mais de 130 países, como Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. A aplicação do TOEFL® e TOEFL® Junior possibilita que o aluno acompanhe seu desempenho com referências mundiais, tendo como finalidade comum o estudo e a inserção na vida acadêmica e no mercado de trabalho em nível global.

Estrutura

Os professores que atuam no Sinodal Bilíngue têm formação pedagógica e linguística. Os planos de aula do ensino bilíngue são planejados por eles, com o apoio e a revisão da coordenação pedagógica do nível.

Os alunos do Sinodal Bilíngue podem contar, durante as aulas, com:

  • salas multimídia, localizadas no prédio administrativo;
  • espaço para descanso;
  • almoço;

Sinodal Bilíngue x Sinodal Idiomas

Na educação bilíngue, a língua é tanto o objetivo a ser alcançado quanto a ferramenta para se alcançar esse objetivo. As disciplinas têm como base a estrutura curricular regular do nível e, para cursar o Bilíngue, é preciso estar matriculado na educação básica.

A educação de idiomas tem como meta somente a língua, e não faz dela uma ferramenta para esse fim – o que é chamado de “ferramenta para resultado”. As escolas de línguas ensinam o idioma de forma livre. Cada uma define seu currículo seguindo padrões pedagógicos sem a interferência do ensino básico.

Alfabetização

A consolidação da alfabetização e letramento que a escola adota ocorre na disciplina de Português, no 1° ano. Apropriados das ferramentas que garantem o domínio da alfabetização e letramento, a aquisição da escrita em uma nova língua ocorre seguindo a mesma linearidade, diferenciando-se no que se refere à relação fonema/grafema (som/letra). Neste sentido, a imersão garante a automatização dessas peculiaridades linguísticas por meio da vivência simultânea com dois idiomas.

O Sinodal Bilíngue começou em 2015 e vai se expandir nos próximos anos. Dúvidas sobre o projeto e matrículas, entre em contato:

(051) 3592-1584

bilingue@sinodal.com.br