• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Parabéns pelo Dia das Mães

Por Eloir Weber - Pastor Escolar do Colégio Sinodal

Há uma expressão que guardo com carinho. Ela diz: “Bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram!” Essa frase foi dita por uma mulher desconhecida e dirigida para Jesus, em Lucas 11.27. Imagino que todas as mães gostariam de ouvir sua filha/seu filho recebendo uma palavra elogiosa como essa. É um sentimento de muita satisfação, para a mãe (o pai), quando ouve algo positivo em relação à educação de sua filha/seu filho. O oposto também é verdadeiro: há sempre um sentimento de dor quando o comentário é negativo.

Interessante observar que o elogio fala da concepção e da amamentação. Não cita diretamente a educação que Jesus trouxe de casa, nem a postura maternal, muito menos das tantas lições que a mãe lhe deu. No entanto, sabemos que o fato de conceber e amamentar não resumem a educação que mães assumem quando nascem as filhas/os filhos.

Há muito amor envolvido entre a amamentação de um bebê até a sua fase adulta. Há horas noturnas maldormidas. Há conselhos repetidos enésimas vezes. Há momentos de alegrias e brincadeiras; outros de repreensões e ensinamentos.  Uma pitada de humor, outra de amor, misturadas com doses de lágrimas e decepções. Sim! Ser mãe é, também, aprender a lidar com as decepções que as filhas/os filhos proporcionam. É necessário saber verbalizar, para elas/eles, a dor da decepção que causaram; e saber cobrar e corrigir rumos na educação.

Sempre se diz que a gente cria as filhas/os filhos para o mundo, não para si. A mulher que elogiou a mãe de Jesus, reconheceu a boa educação. Muitas vezes, o mundo reconhece uma boa educação, outras tantas, não. No entanto, não educamos para recebermos elogios e reconhecimentos, mas porque acreditamos que podemos e temos o dever de criar filhas/filhos capazes de fazer a diferença onde quer que forem atuar, viver e conviver.

Mães, bem-aventuradas são vocês, que conceberam e amamentaram suas filhas/seus filhos. Mas que - além de conceber e amamentar - educam, guiam, orientam e influenciam de forma positiva.

 

Parabéns pelo dia das mães!

 

Eloir Weber – Pastoral Escolar