• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Diário do Infantil

Com elas, todos os dias são especiais!

11/5/2018

Aproximando-se da data mais afetuosa do ano, a turma do Berçário organizou suas atividades e planejou um momento especial para celebrar e homenagear nossas mamães, o que aconteceu dia 10 de maio em nossa sala. Um mês antes, escolhemos nosso repertório de atividades alusivas ao Dia das Mães e com as mesmas elaboramos um momento especial para vivenciarmos com elas. Afinal de contas, nossas vivências são a origem dos processos de elaboração e conservação das múltiplas aprendizagens do bebê.

Ao longo da semana, realizamos alguns momentos de rodinhas observando nossas fotos com as mamães, conhecemos alguns livros dedicados a elas e novamente colocamos “a mão na massa” fazendo deliciosos biscoitos, além de experimentar um chocalho/maraca personalizado. Mas, com certeza, o ápice de nossas atividades e que fechou com chave de ouro em formato de coração as atividades organizadas nestas duas últimas semanas, foi a aula em grupo na noite de ontem.

Os momentos das aulas de música têm um apreço especial por parte dos bebês e, também de suas famílias que observam a alegria e as primeiras tentativas de entoar as canções. Baseado nessa observação, foi realizada uma aula de música coletiva entre mamães e bebês, com um repertório de domínio comum e canções com objetivos específicos, visando construir alguns conceitos tais como ritmo, sons fracos e fortes, silêncio e barulho, gestos e emoções. Tornou-se um momento de troca de afeto, alegrias, sorrisos e contemplação.

E como não basta ser mãe e é preciso participar, tivemos os momentos de “Toca, toca, toca” com chocalho personalizado com fotos da mamãe e o bebê, “Dois Patinhos na Lagoa” e a “Dança dos grilos”. Para finalizar, cada bebê entregou à sua mamãe uma linda rosa e os biscoitos feitos em nossa oficina de culinária. Confira alguns registros desse momento ímpar, recheado de afeto e aprendizagens!

 

Adaptação no Berçário

14/2/2018

No dia 14 de fevereiro de 2018 iniciamos oficialmente nossas atividades no Berçário Sinodal. Após a realização de entrevistas com os pais, nas quais tivemos os primeiros contatos com os novos bebês, deu-se início o processo de adaptação.

 

Algumas carinhas já nos eram familiares, pois estiveram conosco desde o ano que passou, porém outros estavam chegando em um espaço totalmente desconhecido e novo, precisando de um olhar atento e carinhoso para que pudessem se sentir bem.

 

O período de adaptação é um processo gradual em que os bebês têm contato, muitas vezes pela primeira vez, com um ambiente novo e desconhecido, precisando de atenção e carinho para se sentirem seguros e acolhidos.

Nesse processo, não só os bebês, mas também os pais, mães e familiares passam pelo processo de adaptação, pois esses, muitas vezes sentem-se inseguros ao verem o filho chorando nos primeiros dias. Isso tudo faz parte da adaptação. Adaptar-se ao novo, ao desconhecido. Adaptar-se a uma nova rotina, a um novo espaço.

O olhar atento e a confiança nesse processo são fundamentais para que a adaptação seja tranquila e prazerosa para as crianças e suas famílias. Fortalecendo os laços entre o bebê, sua professora e o espaço pedagógico.

 

O Berçário é um espaço onde nossos bebês têm contato com descobertas e vivências significativas, com as quais possam se desenvolver nas mais diferentes áreas. Durante esse período de adaptação muitas experimentações já foram propostas. 

 

Desejamos um ano repleto de alegrias e brincadeiras!

Equipe Berçário Sinodal - 29/3/2018