• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Oficinas

Informações sobre as oficinas 2017
 
 
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 1º ANO AO 5º ANO
 
Atletismo: Nessa oficina, são desenvolvidas atividades lúdicas diversificadas e desafiadoras, envolvendo os movimentos naturais de correr, saltar e arremessar, despertando grande interesse da faixa etária envolvida. Através dessas atividades, possibilitamos ao aluno desenvolver as capacidades físicas, conhecer e apreciar o próprio corpo, estabelecendo relações equilibradas e construtivas na convivência em grupo.
 
Coral Infantil Sol, Lá, Sinodal: A voz se aperfeiçoa, o gosto musical se modifica, mas o objetivo de um coro é, principalmente, reunir os colegas e amigos para fazer algo de que se gosta: CANTAR. Além disso, continua promovendo a saúde e a educação vocal, a autoestima, a desinibição e a socialização.
 
 
Xadrez: O Clube de Xadrez tem por finalidade despertar nos alunos o gosto pelo jogo, além de proporcionar melhora de raciocínio, concentração e atenção. São objetivos da oficina: introdução ao jogo e ao vocabulário, uso de notação e relógio, estudo de aberturas e finais, participação em torneios.
 
Conjunto Instrumental Fermata: É o conjunto instrumental "preparatório" em que há a oportunidade de tocar peças especialmente adaptadas para o grupo. É necessário que o aluno interessado já tenha tocado o instrumento pelo menos durante um ou dois anos e que converse com seu professor de instrumento sobre o assunto. Haverá um período de teste para averiguar o nível musical do aluno e a possibilidade de participar ativamente do Conjunto.

ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ANO ao 9º ANO
 
Atletismo: Nessa oficina, são desenvolvidas atividades lúdicas diversificadas e desafiadoras, envolvendo os movimentos naturais de correr, saltar e arremessar, despertando grande interesse da faixa etária envolvida. Através dessas atividades, possibilitamos ao aluno desenvolver as capacidades físicas, conhecer e apreciar o próprio corpo, estabelecendo relações equilibradas e construtivas na convivência em grupo.
 
Teatro – INTESI: O Teatro desenvolve potencialidades criativas permitindo ao aluno evoluir a vários níveis na socialização, coordenação, memorização, vocabulário, na percepção, no relacionamento social e muitos outros. O INTESE – Intercâmbio de Teatro da Rede Sinodal de Educação – é um encontro anual que reúne vários grupos de teatro do Ensino Fundamental de escolas da rede com o objetivo de trocar experiências e ampliar a visão cultural do aluno. Essa é uma oficina de montagem de espetáculo! Primeiramente acontece o trabalho como ator (a), focando no autoconhecimento, e por fim o ensaio de uma peça ou esquete teatral para apresentação no INTESE.
 
Coral Infanto De Canto em Canto: A voz se aperfeiçoa, o gosto musical se modifica, mas o objetivo de um coro é, principalmente, reunir os colegas e amigos para fazer algo de que se gosta: CANTAR. Além disso, continua promovendo a saúde e a educação vocal, a auto-estima, a desinibição e a socialização.
 
Conjunto Instrumental Vivace: O conjunto proporciona um momento para a prática e para o crescimento em habilidades musicais. O repertório é variado e apresenta diferentes níveis de dificuldades, a fim de motivar o aluno a desenvolver-se individual e socialmente na música. Para participar desse grupo é importante que já tenha participado anteriormente  de prática em conjunto instrumental/orquestra  ou que tenha um pouco mais de experiência no seu instrumento.
 
Conjunto Instrumental Fermata: É o conjunto instrumental “preparatório” em que há a oportunidade de tocar peças especialmente adaptadas para o grupo. É necessário que o aluno interessado já tenha tocado o instrumento pelo menos durante um ou dois anos e que converse com seu professor de instrumento sobre o assunto. Haverá um período de teste  para averiguar o nível musical do aluno e a possibilidade de participar ativamente do Conjunto.
 
Robótica 6º ao 9º Ano: A Oficina de robótica tem o foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades nas áreas de ciências exatas e no trabalho em equipe, utilizando o material educacional da LEGO, em um laboratório próprio para a atividade. Há a possibilidade de passeios em empresas da área e participação em campeonatos de nível nacional e internacional.
 
 
Xadrez: O Clube de Xadrez tem por finalidade despertar nos alunos o gosto pelo jogo, além de proporcionar melhora de raciocínio, concentração e atenção. São objetivos da oficina: introdução ao jogo e ao vocabulário, uso de notação e relógio, estudo de aberturas e finais, participação em torneios.

ENSINO MÉDIO

 
Coral Juvenil: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz! Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz!” O coro juvenil traz na prática do canto a quatro vozes a possibilidade de desenvolver e cuidar da voz, fazer amigos, compartilhar bons momentos estudando um repertório variado, contemplando diferentes períodos e gêneros musicais. Os alunos do Coral têm a oportunidade de participar do Encontro Nacional de Coros, promovido pela Rede Sinodal de Educação. Este evento acontece todos os anos em uma escola da Rede Sinodal diferente e tem a duração de dois dias.
 
Conjunto Instrumental Fermata: Idem ao Ensino Fundamental.
 
Conjunto Instrumental Vivace: Idem ao Ensino Fundamental.
 
Teatro – ATESE: O Teatro desenvolve potencialidades criativas permitindo ao aluno evoluir a vários níveis na socialização, coordenação, memorização, vocabulário, na percepção, no relacionamento social e muitos outros. A ATESE – Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação – é um evento anual com duração de três dias que reúne vários grupos de teatro do Ensino Médio de escolas da rede objetivando a troca de experiências e ampliando a visão cultural do aluno. Esta é uma oficina de montagem de espetáculo! Primeiramente acontece o trabalho como ator (a), focando no autoconhecimento e por fim a escolha e o ensaio de uma peça teatral a ser apresentada na ATESE.
 
 
Robótica: A Oficina de Robótica propicia o  aprofundamento em conhecimentos técnicos nas áreas de tecnologia. São utilizados materiais comuns (sucatas, madeira, componentes eletrônicos) e kits específicos para a criação de robôs e de inventos tecnológicos. Há a possibilidade de passeios em empresas da área e participação em campeonatos de nível nacional e internacional. Uma ótima oportunidade de preparação para o mercado de TI ou afins.
 
Xadrez: Idem ao Ensino Fundamental.
 
Cine, Áudio e Vídeo: O objetivo é dar aos alunos uma visão da produção audiovisual através da prática televisiva e cinematográfica. No final da oficina, é elaborado um curta-metragem de ficção, entre outros exercícios práticos, buscando dar ao aluno a visão do cinema.